domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dinâmica Interna da Terra

Geosfera – dinâmica das esferas terrestres formada por litosfera, hidrosfera e atmosfera, e que juntas possibilitam a existência da Biosfera, a vida.

Hidrosfera – camada de água do planeta
Atmosfera – camada de gases do planeta 
Litosfera – camada de rochas do planeta

Crosta ou Litosfera
Parte sólida e externa do planeta formada por rochas mais ou menos leves compostas de minerais como silício, alumínio e magnésio variando na profundidade de até 70 km (os dados podem varias de acordo com o autor).

Manto ou Astenosfera
Parte intermediária formada por rochas sob pressão compostas por silício, ferro e magnésio variando até cerca de 2900 km de profundidade.

Núcleo
Parte central da Terra composta por níquel e ferro. Dividi-se em núcleo externo, camada líquida e de até 5100 km de profundidade núcleo interno, camada sólida variando até o raio da Terra, 6378 km de profundidade.

Deriva Continental
Formulada a partir da fragmentação da Pangeia, no início do século XX, pelo engenheiro e meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener, onde os continentes se deslocariam, fragmentariam-se, colidiriam ou se afastariam. Posteriormente, a fragmentação resultaria nos continentes Gondwana e Laurásia. Atualmente, as formações continentais conhecidas são Europa, África, Ásia, Américas, Oceania, Antártica.

Quais foram as evidências que Wegener usou para defender a sua teoria?
Além da aparente junção que há entre a América do Sul e África, a ocorrência de alguns tipos de rochas e formações geológicas semelhantes em certas regiões, incluindo os períodos de glaciação e a ocorrência de alguns fósseis similares nos dois continentes.

Processos Endógenos

Os processos endógenos são forças internas que esculpem o relevo da Terra resultando em dobramentos, falhas, vulcanismo, movimentação da superfície.
Tectônica de Placas
É a fragmentação da crosta continental e crosta oceânica em diversos blocos denominados placas onde há limites entre uma placa e outra e associados à fortes processos como vulcanismo e terremotos, por exemplo, decorrentes dessa movimentação.
Os movimentos das placas são devidos às correntes de convecção que ocorrem no manto onde o material fundido, o magma, movimenta-se lateralmente. À medida que o material se desloca entra em atrito com as placas rígidas levando-as ao movimento e de toda a crosta.
Principais Movimentos das Placas
Placas Divergentes – a separação das placas resulta em aumento, expansão do assoalho oceânico pelo derramamento do magma que é liberado com o rompimento do manto. A esse processo estão associados vulcanismos, formação de dorsais marinhas, arco de ilhas, rift valley (enormes fendas na crosta) e atividades de sísmicas.
Placas Convergentes – a colisão de placas resulta em abalos sísmicos (terremotos), dobramentos (formação de montanhas) e maremotos (tsunamis). Há destruição da placa menos resistente.
Placas Transformantes – ocorre em locais onde não há convergência nem divergência de placas. Os movimentos laterais das placas resultam em falhas e fraturas nas rochas, como é o caso de San Andreas nos EUA e a falha da Anatólia na Turquia. Há desnível no terreno onde uma área rebaixa e outra soergue, não há destruição de placas.

Vulcanismo

Vulcanismo
Temos vulcões nos limites de divergência, quase 80 % das manifestações, e também na convergência das placas. Alguns vulcões localizam-se no interior de uma placa, o exemplo é o arquipélago havaiano, situado na placa do Pacífico. Na superfície, o processo de vulcanismo dá origem à montanha vulcânica, formada a partir de erupções do magma que ao longo do tempo irá resfriar.
Círculo de Fogo do Pacífico
Esta área estende-se pelo oceano Pacífico englobando as costas oeste sul americana e leste asiático. Representa a área de maior intensidade de processos endógenos como o vulcanismo e os terremotos em todo Terra.
Ilhas
O magma em contacto com a água provoca violentas explosões com emissão de nuvens de vapor, cinzas e pedra-pomes. Os produtos expelidos podem originar ilhas como a Ilha do Faial (Capelinhos) e a Ilha de Surtsey (Islândia) em função do acúmulo de material e solidificação no oceano.
Dorsal Meso-Oceânica
Resulta da liberação do magma na plataforma oceânica onde após solidificado forma montanhas submarinas como a Dorsal Atlântica presente entre as Américas e a África, com 8400 km de extensão e 1000 km de largura.
Gêiseres e Fontes Termais
São manifestações vulcânicas que expelem água quente subterrânea formando lagos de água quente ou gêiseres, erupções que depois retornarão ao subsolo

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Abalos Sísmicos ou Sismos

Abalos sísmicos ou sismos são forças tectônicas atuantes em áreas de rochas duras produzindo ondas vibratórias que se espalham em várias direções. O terremoto é produzido por acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentação das placas, sejam movimentações de contato, geograficamente falando movimentos convergentes, sejam movimentos de afastamento, ou os chamados movimentos divergentes, todos captados por aparelhos chamados sismógrafos.
Sismologia
É estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. As ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e propagação com a variação das características do meio atravessado, da intensidade das rochas ou plataforma atravessada.
Escala Richter
A intensidade dos sismos ou abalos é medida através da Escala Richter, criada em 1935 pelo físico Charles Richter e que mede a magnitude, a força de um terremoto, com a escala de intensidade variando de 1 a 9, onde os abalos próximo de 1 são poucos sentidos, já os abalos com intensidade 9 representam destruição total.
  • Hipocentro – local de origem do terremoto
  • Epicentro – local onde o tremor vai se manifestar

Rochas

As rochas resultam da união de minerais, são agregados constituintes da crosta terrestre e se diferenciam em função da origem e composição mineral, sódio, potássio, ferro, cobre, níquel, zinco, entre outros minerais.

Rochas magmáticas, ígneas ou cristalinas - Produzidas pelo resfriamento do magma ao caminhar em direção à superfície. Possuem um maior nível de dureza e brilho. No Brasil compõem os escudos cristalinos e podem ser de dois tipos:

    • Magmáticas Extrusivas ou vulcânicas - formadas na superfície, basalto
    • Magmáticas Intrusivas ou plutônicas - formadas no interior da terra, granito

    Rochas metamórficas É a transformação de rochas existentes, cristalinas ou sedimentares em outra rocha, depois de submetidas às pressões e temperaturas elevadas – exemplo, gnaisse, mármore.

    Rochas sedimentares – Resultam da sedimentação de detritos de outras rochas ou de acúmulos orgânicos constituindo rochas mais frágeis em depósitos o que no Brasil correspondem às bacias sedimentares identificadas por três tipos:

    · Rochas sedimentares Detrítica ou Clástica - compostas por fragmentos transportados e depositados. Ex.: areia, arenito, argila, xisto.

    · Rochas sedimentares de origem Orgânica - formadas por restos animais e vegetais. Ex.: Hulha, calcário, petróleo.

    · Rochas sedimentares de origem Química – formadas por precipitação, dissolução, reação dos elementos químicos com a água. Ex.: salgema, estalactite, estalagmite.

    Estrutura Geológica do Brasil

    Escudos Cristalinos ou maciços antigos – correspondem a 36% do território armazenando jazidas minerais como Ferro, Níquel, Ouro, Prata, Chumbo, Diamantes, jazidas de exploração de minérios

    Bacias sedimentares – correspondem a 64% do território armazenando combustíveis de origens fósseis, petróleo, carvão, xisto, urânio, cascalho, calcário, de exploração de combustíveis e da construção civil, gesso, areia e cimento

    Principais áreas de extração mineral no Brasil

    Serra dos Carajás - principal área de ocorrência de minérios no Brasil – PA

    Quadrilátero Ferrífero - concentra 60% do ferro e 40% do ouro do Brasil – MG

    Maciço Urucum - concentra os maiores depósitos de manganês do mundo – MS

    O clima discutido globalmente

    Cada vez mais países têm discutem as mudanças climáticas. Mas será que as metas exigidas têm sido cumpridas? Verdadeiros desastres são pregados pelos relatórios do IPCC como o aquecimento global, o derretimento de geleiras, o aumento nos níveis dos oceanos, dentre outros. De um lado a história da Terra e do outro estão as pesquisas científicas.

    Brasil pode perder até R$ 3,6 trilhões com mudanças climáticas

    China anuncia, pela 1ª vez, metas de corte de emissão de CO2

    Dinamarca faz apelo por acordo 'concreto' em reunião sobre clima

    Obama vai propor corte de 17% em emissões dos EUA até 2020

    Processos Exógenos

    Processos exógenos – processos que tem sua origem na energia externa do planeta: água, gelo, vento, diferença de temperatura, ação de seres vivos, são modeladores do relevo já que desgastam as rochas sendo os principais:

    • Intemperismo – desgasta as rochas e os produtos originados formam os sedimentos, fragmentos resultantes da decomposição e desagregação das rochas e classificados com base no tamanho das partículas.

    Intemperismo químico decompõe a rocha

    Intemperismo físico desagrega a rocha

    Intemperismo biológico resulta da ação de animais e plantas

    • Erosão - Processo de destacamento e transporte dos sedimentos.

    Erosão e trabalho de transporte dos sedimentos – o curso alto de um rio destaca as partículas – Curso médiotransportaCurso baixo deposita

    Erosão eólica Ação dos ventos

    Erosão glacial – movimentação de geleiras

    Erosão marinha ação das águas do mar

    Erosão pluvial – ação das águas das chuvas

    Erosão fluvial – ação das águas dos rios

    • SedimentaçãoProcesso pelo qual se verifica a deposição dos sedimentos em áreas mais planas ou depressões, geralmente foz dos rios. Intemperismo + erosão + sedimentação = formação dos solos e bacias sedimentares

    Impactos ambientais

    Voçorocas – Grandes aberturas nos solos em meio natural e urbano causados pela infiltração das águas desestabilizando o terreno

    Ravinas – Fendas em linhas nos solos ocasionadas pela ação erosiva das águas das chuvas ocorrendo um maior desgaste em terrenos mais elevados e inclinados

    Assoreamentoresulta do depósito de areias que vão ocupar os leitos dos rios após o destacamento e transporte. No rio Pinheiros há intenso assoreamento


    Assoreamento do Rio Pinheiros. Imagens Gomes - 16/08/2010

    Paisagem e Geografia

    A leitura em Geografia que os alunos têm começa com a leitura do bairro em que eles moram, interpretando a paisagem local. Entende-se por paisagem a soma da natureza mais as mudanças provocadas pelo homem e que vão dar características únicas a determinado lugar. Começando pela interpretação da paisagem o aluno consegue entender a importância da Geografia no seu dia-a-dia. A partir desse conhecimento ele segue para o entendimento do mundo e das diversas paisagens existentes.

    Relevo - formas da Terra

    RELEVO CONTINENTAL

    Movimentos Epirogênicos – São movimentos verticais que provocam abaixamento ou levantamento da crosta terrestre resultando, entre outros em:

         Transgressão marítima – o rebaixamento da crosta resulta em invasões do mar. Antigos terrenos podem vir a ficar totalmente debaixo d’água

         Regressão marítima – o levantamento da crosta resulta em recuo do mar aparecendo novos terrenos antes submersos

    Movimentos Orogênicos – são movimentos horizontais que resultam no choque de placas tectônicas, responsável direto pelo soerguimento de montanhas

    Planaltos - Terrenos elevados superiores a 300 metros, são os morros, serras e chapadas gerados por dobramentos ou por derrame vulcânico

    Planíciesterrenos planos formados pela deposição de sedimentos em áreas mais baixas, no máximo 100 metros de altitude ou desgaste de outros terrenos antes elevados

    Depressão – terrenos formados por longos processos erosivos (processo exógeno) ou por rebaixamento da crosta e falhamentos (processo endógeno)

    Vales – Espaços entre duas áreas atravessadas por cursos de água, rios

    Cuesta – presente nas áreas elevadas onde um lado é íngreme e o outro lado é uma decida suave.

    Serra – terreno muito trabalhado pela erosão variando de 600 a 3.000 metros de altitude e formada por morros pontiagudos.

    Escarpa: terreno muito íngreme, de 100 a 800 metros de altitude e ocorre nos relevos que vão da parte mais baixa para a mais alta.

    RELEVO MARÍTIMO

    Talude - É o fim do continente junto ao mar, desnível de 2 a 3 km.

    Região Abissalaparece junto ao talude e corresponde às fossas marinhas.

    Região Pelágica – é o relevo submarino com planícies, montanhas e depressões.

    Mapa hipsométrico – mapa que indica as cores do relevo, normalmente tons de marrom indicam relevo alto, e tons de verde indicam relevo mais baixo sendo o azul a representação dos oceanos

    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

    Ecologia, Ecossistemas e Biosfera

    Ecologia – estudo dos seres vivos no seu ambiente, ou ainda, a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o meio ambiente, a estrutura e funcionamento da natureza, considerando a humanidade parte dela. A ecologia estuda fundamentalmente os conceitos de:

    • População: conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área
    • Comunidade: conjunto de populações que interagem de forma organizada vivendo numa mesma área

    Biosfera ou Ecosfera: sistema que inclui todos os seres vivos interagindo com o ambiente. Os vegetais, animais e microrganismos que vivem numa região e constituem uma comunidade estão ligados por relações que inclui o meio físico , e sem a presença desses elementos a vida não seria possível.

    • Litosfera - Camada superficial sólida da Terra, constituída de rochas e solos. Compreende ¼ da biosfera com variações de temperatura, umidade, luz.
    • Hidrosfera - Representada pelo ambiente líquido: rios, lagos e oceanos. Recobre ¾ da superfície total do planeta. Presente em todo ser vivo, a água tem papel fundamental na regulação da temperatura corporal e clima do planeta, assim como na distribuição dos seres vivos na biosfera.
    • Atmosfera - Camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra. Além dos gases regularem as temperaturas globais, atuam na respiração dos seres vivos.

    Temperatura – fator determinante na distribuição dos seres vivos, influi na fotossíntese, no desenvolvimento. As temperaturas favoráveis à vida estão na faixa de 10 a 30°C.

    Luz – A fonte de energia para a Biosfera é o sol: além de iluminar e aquecer o planeta fornece energia para a síntese de alimento.

    Ecossistemas: conjunto resultante da interação entre a comunidade (elementos bióticos, seres vivos, animais e plantas) e o ambiente inerte (elementos abióticos, relevo, clima, hidrografia). Estes componentes físicos e biológicos formam um ecossistema. As dimensões dos ecossistemas são as mais variadas possíveis, pode ser constituído por uma floresta ou ainda, um oceano ou um aquário.

    segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

    Atmosfera

    A atmosfera é esfera da Terra que compõem todos os gases e distribuídos em faixas.
    Troposfera – estende a 12 km (entre 20 km no equador e 8 km nos pólos). É nesta camada que acontecem praticamente todos os fenômenos que influenciam o tempo e o clima.
    Estratosfera – estende-se até 50 km. Esta camada é mais quente por causa do ozônio que se acumula e que absorve os raios ultravioletas.
    Mesosfera – Esta camada vai até cerca de 80 km. A esta altura, a temperatura chega a -90ºC.
    Termosfera – não possui um limite inferior bem definido, as moléculas se agitam com muita velocidade, o que significaria altas temperaturas.
    Ionosfera – situada entre 80 a 900 km, há infinidade de íons criados a partir da radiação solar que incide nas moléculas de oxigênio e nitrogênio liberando elétrons.
    A quantidade de cada gás está relacionada ao peso do gás, assim os gases estão distribuídos em Nitrogênio = 78,08%, Oxigênio = 20,95%, - Argônio 0,93% - Neônio 0,0018% - Hélio 0,00052 - Metano 0,00014% - Kriptônio 0,00010% - Óxido nitroso 0,00005 – Hidrogênio 0,00005 – Ozônio 0,000007 – Xenônio 0,000009.
    GASES DO EFEITO ESTUFA – GEE – Dióxido de Carbono (CO2) 49% - Metano (CH4) 18% - CFC’s 14% - Óxido Nitroso (N2O) 6% e outros gases 13%.
    EFEITO ESTUFA – Os gases do efeito estufa formam uma barreira que prende na atmosfera a radiação solar impedindo que ela retorne ao espaço contribuindo com o aquecimento do meio ambiente. O processo é natural já que o vulcanismo também libera gases e contribui com a regulação da temperatura na Terra, não sendo, portanto, causado por ações humanas, indústrias, veículos, queimadas, entre outros.