domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dinâmica Interna da Terra

Geosfera – dinâmica das esferas terrestres formada por litosfera, hidrosfera e atmosfera, e que juntas possibilitam a existência da Biosfera, a vida.

Hidrosfera – camada de água do planeta
Atmosfera – camada de gases do planeta 
Litosfera – camada de rochas do planeta

Crosta ou Litosfera
Parte sólida e externa do planeta formada por rochas mais ou menos leves compostas de minerais como silício, alumínio e magnésio variando na profundidade de até 70 km (os dados podem varias de acordo com o autor).

Manto ou Astenosfera
Parte intermediária formada por rochas sob pressão compostas por silício, ferro e magnésio variando até cerca de 2900 km de profundidade.

Núcleo
Parte central da Terra composta por níquel e ferro. Dividi-se em núcleo externo, camada líquida e de até 5100 km de profundidade núcleo interno, camada sólida variando até o raio da Terra, 6378 km de profundidade.

Deriva Continental
Formulada a partir da fragmentação da Pangeia, no início do século XX, pelo engenheiro e meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener, onde os continentes se deslocariam, fragmentariam-se, colidiriam ou se afastariam. Posteriormente, a fragmentação resultaria nos continentes Gondwana e Laurásia. Atualmente, as formações continentais conhecidas são Europa, África, Ásia, Américas, Oceania, Antártica.

Quais foram as evidências que Wegener usou para defender a sua teoria?
Além da aparente junção que há entre a América do Sul e África, a ocorrência de alguns tipos de rochas e formações geológicas semelhantes em certas regiões, incluindo os períodos de glaciação e a ocorrência de alguns fósseis similares nos dois continentes.

Nenhum comentário: