domingo, 14 de fevereiro de 2010

Processos Endógenos

Os processos endógenos são forças internas que esculpem o relevo da Terra resultando em dobramentos, falhas, vulcanismo, movimentação da superfície.
Tectônica de Placas
É a fragmentação da crosta continental e crosta oceânica em diversos blocos denominados placas onde há limites entre uma placa e outra e associados à fortes processos como vulcanismo e terremotos, por exemplo, decorrentes dessa movimentação.
Os movimentos das placas são devidos às correntes de convecção que ocorrem no manto onde o material fundido, o magma, movimenta-se lateralmente. À medida que o material se desloca entra em atrito com as placas rígidas levando-as ao movimento e de toda a crosta.
Principais Movimentos das Placas
Placas Divergentes – a separação das placas resulta em aumento, expansão do assoalho oceânico pelo derramamento do magma que é liberado com o rompimento do manto. A esse processo estão associados vulcanismos, formação de dorsais marinhas, arco de ilhas, rift valley (enormes fendas na crosta) e atividades de sísmicas.
Placas Convergentes – a colisão de placas resulta em abalos sísmicos (terremotos), dobramentos (formação de montanhas) e maremotos (tsunamis). Há destruição da placa menos resistente.
Placas Transformantes – ocorre em locais onde não há convergência nem divergência de placas. Os movimentos laterais das placas resultam em falhas e fraturas nas rochas, como é o caso de San Andreas nos EUA e a falha da Anatólia na Turquia. Há desnível no terreno onde uma área rebaixa e outra soergue, não há destruição de placas.

Nenhum comentário: