sábado, 13 de fevereiro de 2010

Rochas

As rochas resultam da união de minerais, são agregados constituintes da crosta terrestre e se diferenciam em função da origem e composição mineral, sódio, potássio, ferro, cobre, níquel, zinco, entre outros minerais.

Rochas magmáticas, ígneas ou cristalinas - Produzidas pelo resfriamento do magma ao caminhar em direção à superfície. Possuem um maior nível de dureza e brilho. No Brasil compõem os escudos cristalinos e podem ser de dois tipos:

    • Magmáticas Extrusivas ou vulcânicas - formadas na superfície, basalto
    • Magmáticas Intrusivas ou plutônicas - formadas no interior da terra, granito

    Rochas metamórficas É a transformação de rochas existentes, cristalinas ou sedimentares em outra rocha, depois de submetidas às pressões e temperaturas elevadas – exemplo, gnaisse, mármore.

    Rochas sedimentares – Resultam da sedimentação de detritos de outras rochas ou de acúmulos orgânicos constituindo rochas mais frágeis em depósitos o que no Brasil correspondem às bacias sedimentares identificadas por três tipos:

    · Rochas sedimentares Detrítica ou Clástica - compostas por fragmentos transportados e depositados. Ex.: areia, arenito, argila, xisto.

    · Rochas sedimentares de origem Orgânica - formadas por restos animais e vegetais. Ex.: Hulha, calcário, petróleo.

    · Rochas sedimentares de origem Química – formadas por precipitação, dissolução, reação dos elementos químicos com a água. Ex.: salgema, estalactite, estalagmite.

    Estrutura Geológica do Brasil

    Escudos Cristalinos ou maciços antigos – correspondem a 36% do território armazenando jazidas minerais como Ferro, Níquel, Ouro, Prata, Chumbo, Diamantes, jazidas de exploração de minérios

    Bacias sedimentares – correspondem a 64% do território armazenando combustíveis de origens fósseis, petróleo, carvão, xisto, urânio, cascalho, calcário, de exploração de combustíveis e da construção civil, gesso, areia e cimento

    Principais áreas de extração mineral no Brasil

    Serra dos Carajás - principal área de ocorrência de minérios no Brasil – PA

    Quadrilátero Ferrífero - concentra 60% do ferro e 40% do ouro do Brasil – MG

    Maciço Urucum - concentra os maiores depósitos de manganês do mundo – MS

    Nenhum comentário: