domingo, 2 de janeiro de 2011

Domínio dos Mares de Morros

"O domínio dos mares de morro corresponde à área de mais profunda decomposição de rochas e de máxima presença de mamelonização topográfica em caráter regional de todo o país"

"A alteração das rochas cristalinas... atinge aí o seu maior desenvolvimento, tanto em profundidade quanto em extensão chegando a ser universal para enormes setores das regiões serranas acidentadas dos planaltos cristalinos do Brasil sudeste..."

"É uma paisagem de forte expressão aureolar, que se estende por algumas centenas de milhares de quilômetros quadrados refletindo a ação dos processos morfoclimáticos tropicais úmidos em uma faixa hipsométrica cuja amplitude é superior a mil metros..."

"A área core do domínio dos mares de morros é encontrada sobretudo nas regiões serrana graníticos-gnaissicas florestadas do Brasil de sudeste, com tipicidade máxima nas zonas mamelozinadas extensivas da bacia do Rio Paraíba do Sul."

Aziz Nacib Ab'Sáber. Os domínios de natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 57.

Nenhum comentário: