terça-feira, 12 de outubro de 2010

Recurso natural limitado

"A natureza sempre foi a maior fonte de matéria-prima para nós construirmos nosso mundo(...). Hoje, com a expansão das indústrias e de laboratórios, quase todas as matérias-primas passam por transformações que alteram as suas características iniciais (...). Mas a tecnologia não pode substituir a diversidade de materiais existentes na natureza, nem é suficiente para que nós nos tornamos independente do meio ambiente. Matérias-primas como madeira, borracha, petróleo, metais, muitos desses recursos têm um estoque limitado no planeta. Os recursos devem ser utilizados com economia e cuidado, sem desperdícios e com o menor impacto possível."

"Quando forem retiradas do subsolo, as reservas de petróleo e carvão estarão esgotadas, sem a possibilidade de se formarem novamente, pelo menos daqui a milhões de anos... É por isso que consideramos um recurso natural limitado."

Jenner Procópio de Alvarenga
José Luiz Pedersoli
Moacir Assis dÁssunção Filho
Wellington Caldeira Gomes

Explorar é uma relação que o homem estabeleceu com a natureza desde que atribuiu valor aos recursos obtidos dela e que, ao longo da história, transformaram-se em produto pelo trabalho realizado. Defini-se então recursos naturais quaisquer materiais retirados da natureza e se lhes são atribuídos valores, do contrário não existe recurso, o material é apenas natural, sem o uso, sem o valor não pode ser definido como um recurso.